Adquirir conhecimento é relevante?

Nem sempre questionamos o real significado de alguns termos, principalmente dos Ditos Populares. Há expressões seculares que vão passando de geração a geração e se perpetuam em nossa linguagem. Considerando a finalidade da comunicação que é a interação entre pessoas, essas expressões cumprem muito bem suas funções. Quando dizemos: “Quem tem boca vai a Roma”, fica claro que queremos dizer que quem fala não terá dificuldade em chegar em algum lugar, desde que pergunte. Contudo, poucos sabem que essa expressão, originalmente, é “Quem tem boca vaia (verbo vaiar) Roma”. Talvez se a gente usá-la hoje no sentido de “vaia”, o interlocutor sinta-se “voando”.

A seguir elegi algumas expressões conhecidas por todos, mas que tiveram sua origem com significado diferente do que aplicamos hoje é um exemplo de como temos que estudar e obter conhecimento de muitas coisas que andam nos dizendo, veja:

01 – Expressão Usada: “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”.
           Expressão Original: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”;

02 – Expressão Usada: “Cor de burro quando foge”.
           Expressão Original: ”Corro de burro quando foge”;

03 – Expressão Usada: “Quem tem boca vai a Roma”.
           Expressão Original: “Quem tem boca vaia Roma”;

04 – Expressão Usada: “Cuspido e escarrado”.
           Expressão Original: “Esculpido em carrara”;  Carrara é um tipo  de mármore. Portanto, dizer que alguém se parece com outrem, significaria dizer que foi  esculpido como quem esculpe em mármore carraro.

05 – Expressão Usada: “Quem não tem cão caça com gato”.
           Expressão Original: “Quem não tem cão caça como gato”; da forma de gato, ou seja, sozinho.

06 – Expressão Usada: “Esse menino não para quieto, parece que tem bicho de carpinteiro”;
           Expressão Original: “Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

07– A Voz do povo, É a voz de D´us;
- As pessoas consultavam o deus Hermes, na cidade grega de Acaia, e faziam uma pergunta ao ouvido do ídolo. Depois o crente cobria a cabeça com um manto e saía à rua. As primeiras palavras que ele ouvisse eram a resposta a sua dúvida. Assim, a voz do povo, a voz de D´us.

08– Voto de Minerva;
- Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe.

No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.

Estas e outras expressões são resultantes dos processos sociais. Mostra-nos como a comunicação  interpessoal pode nos trair em seu contexto, principalmente a verbal. Outro exemplo disto é a “técnica do cochicho, comumente conhecida como telefone sem fio”, muito utilizada em dinâmica de grupo: conta-se uma pequena história e pede-se para uma pessoa do grupo cochichar no ouvido da outra. Esta repassa o que ouviu para quem estiver junta e assim por diante. Quando a ultima pessoa do circulo ouvir a mensagem irá falar o que ouviu para o grupo. Então o locutor irá dizer a mensagem correta e todos verão que quase nada restou da mensagem inicial.

Por isto temos que acordar para fatos em nossa história que foram de algum modo mudados e continuam sendo apresentados de forma muito a quem da realidade proposta pelo fato em suma acontecido, devemos nos aprofundar mais e mais em busca do conhecimento, pois ele será o fator principal de não perecermos, pois o que temos em nossa historia é somente uma neblina, uma penumbra do que na realidade aconteceu e para que saibamos toda a verdade temos que sair de diante da TV, recusando estes manjares servidos pela mãe das meretrizes deste século, voltando-nos para os livros ou a internet, onde ainda podemos encontrar alguma coisa que não foi manipulada com enxertos da nova era.

Mas o que vejo é que as TVs de um modo geral trabalham em conjunto, não deixando tempo para o individuo raciocinar, pensar, deduzir algo, pelo contrário, elas descarregam montanhas, toneladas de nada diante dos olhos, são tantas bobagens que dá pena de ver as reações dos incautos, pois quanto mais falamos e alertamos, mais eles se prendem a este vício, não sou contra a televisão, até gosto dela, desligada é claro, sou sim contra os programas que eles enfiam goela à baixo de seus telespectadores, um verdadeiro lixo corrosivo, sem possibilidade de reciclagem, que entranha no meio popular e forma o pior tipo de opinião, opinião tendenciosa e parcial, distante de qualquer vestígio de raciocínio e inteligência e o resultado, como todos vemos é desastroso, quando não nojento.

E esta febre dos “realities shows" mostrando incautos em busca dos seus quinze minutos de fama num programa dito politicamente correto pela sua direção. Mais incorreto e idiota impossível: diálogos imbecis, incoerentes e inconsequentes, pré-fabricados para que sejam recitados pelos componentes invariáveis (boazudas, malhados e minorias raciais) que compõem os grupos de "pré-selecionados dessa coisa". Arghhh.... Eca....

E as novelas, o que dizer do entretenimento conhecido como o de “marca registrada nacional”, sempre embasadas em imigrantes italianos, retirantes nordestinos, heróis sulistas e "espertos" do eixo central; nas tramas sempre estão presentes assuntos polêmicos pra garantir o retorno comercial. Desta forma, prostitutas, gays, lésbicas, drogados são retratados como pessoas sofridas e em geral, sempre vencem a batalha contra o preconceito a seu desvio.

Mocinhas "Ximenesianas" e mocinhos "Gianecchianos" realizam personagens hipócritas, em um imaginário de pessoas esteticamente belas e de caráter totalmente ilibado, que sem qualquer explicação, passam capítulos e mais capítulos debatendo-se com problemas facilmente solúveis no mundo real.

As cenas de sexo não são explícitas, mas eles chegam lá. Assim como a violência gratuita presente e justificada pelos diretores e escritores como demonstração do que se passa a nossa volta. Em outras épocas estes, endeusados, escritores de novela atuais não passariam de "escritorezinhos" de segunda em editoras de terceira com seus livros comercializados em sebos e afins, são perigosamente, formadores de opinião em função do sucesso.

Sim, não obstante o reconhecimento da importância da televisão como meio de comunicação, há também de pesar ser ela a grande vilã e causadora da maioria dos males da sociedade moderna, onde massagear o controle remoto, de preferência pessoal, pra ver a violência, o sexo, o mercantilismo desenfreado e estereótipos é mais importante que ler um livro, estar com os amigos ou reunir a família, simplesmente pra conversar.

Ai eu pergunto; “Onde é o fim desta prosopopéia?” O fim é um só!! - A decomposição cerebral, que levará o indivíduo a falência moral e a incapacidade de raciocínio próprio. Mas graças que temos a internet, que por enquanto, está escancarada para gregos e troianos, pobres e ricos, intelectuais e néscios, onde encontramos o que queremos, tiramos nossas dúvidas e damos a nossa opinião, mas isto até quando???

Esta geração que cresce diante de nós, será a meu ver uma geração de gênios, pois não se prendem a estes modismos televisivos, que na minha geração foi disseminado, preferem o computador e por isto são chamados muitas das vezes por nós de superdotados, fazem coisas nestas máquinas que não acreditamos que seria possível.

Só o fato de elas estarem adquirindo uma gama muito grande de conhecimento e de estarem descobrindo a real situação de nosso mundo atual, já é um grande alívio e avanço.

Prefiro minhas filhas no computador, que diante de uma TV.

De seu servo e irmão no mestre - Django - Visite - djangofidelis.blogspot.com

1 comentários:

Anônimo 26 de janeiro de 2011 às 17:41  

Django lhe recomendo ler o livro "O Banquete-de Platão" isso se não o tiver lido ainda,é um livro muito interessante e facilmente baixado na net.
Um conselho,quando fores baixar algo coloque o nome e espaço "4shared" você encontra de tudo.
Bom fica ai a dica,conhecimento é relevante sim.
Paz irmão.

xapacera2010

Postar um comentário

Mensagens

Sobre este blog

Total de visualizações de página

Podem copiar, mas mantenham os créditos e divulguem o blog. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
Simples

Pesquisar este blog