CHEGA DE TRABALHO QUEREMOS "PÃO E CIRCO"

Essa expressão não é mais tão comum.
Foi utilizada pelos imperadores para entreter a população de Roma. Nos dias atuais, é mais comum ouvirmos sobre “sombra e água fresca”. O amado leitor pode ter conhecimento de outras expressões que signifiquem ócio e diversão.

Para muitos, o ócio e adiversão são a vida que pediram. O sonho (infelizmente) de muitos, é poder se aposentar antes mesmo de começar a trabalhar. Em Lucas 12, o mestre falou sobre um fazendeiro que tinha tido uma safra excepcional. Seu problema agora era armazenar a produção, e em seus planos estava a construção de celeiros maiores, e pensava lá com seus botões sobre a sua situação agradável. Tinha dinheiro para poder viver muitos anos sem ter que trabalhar.

E dizia parasi mesmo: tenho uma fortuna agora, posso comer, beber, descansar e me divertir. Mas... o coitato morreu naquela noite. Eu gostaria, com a graça do Eterno, de discorrer, sobre essa vida que todos (inclusive alguns da igreja) pedem ao Eterno: ócio e diversão. Esse sonho que é acalentado por boa parte da população do mundo (inclusive entre os que frequentam igrejas), não é exatamente o melhor para nós. É uma contradição incontornável, mas o fato é que essa vida que todos estão a pedir ao Eterno é o início da derrota, da queda, da destruição. Há muitas histórias, talvez você conheça alguma, de crianças que não tiveram preocupações com dinheiro, roupas ou contas a pagar, e que se tornaram adultos insolentes, exigentes, ingratos, perversos, aproveitadores, oportunistas, levianos.

Nós! digo todos nós, somos produtos de nossa própria história.

Somos formados, moldados, esculpidos, forjados pelos fatos que nos acontecem. Lembro-me de uma cena do início do filme “Conan, o bárbaro” onde o narrador dizque “o seu espírito foi forjado nos campos de batalha”. Sou tentado a falar que se dermos graças pelas coisas que nos sobrevêm, tornamo-nos melhores, mais sábios, mais ponderados, resistentes.
,
Mas se não formos capazes de agradecer pelos fatos que nos sobrevêm, então tornamo-nos amargurados, ressentidos, revoltados com o seguinte pensamento: “eu não merecia isso”.

É certo e legítimo que os pais não queiram que seus filhos sofram, que passem pelo que eles próprios passaram, e queiram dar aos filhos uma vida que eles próprios não tiveram. Contudo, sem… “experiências desagradáveis”, não há formação do caráter de um indivíduo, que torna-se deformado.

Assim, ao super-proteger o filho, está impedindo-o de amadurecer, e tornar-se um indivíduo ponderado e sábio.

Veja a vida de todos os filhos cujos pais não lhe ensinaram a serem honestos, responsáveis, independentes, íntegros... eles tornaram-se... irresponsáveis, inconseqüentes, indolentes... e principalmente, perversos. Divertem-se com a aflição alheia, alegram-se com a dor alheia.

O problema que acomete as pessoas que não adquirem sabedoria, na forma como dito, demonstrado e explicado nos primeiros capítulos de Provérbios (cuja leitura recomendo), é que não eles têm como ser felizes. Gente preguiçosa, leviana, oportunista, prepotente, desonesta não é feliz. Não há como ser, porque o conceito de felicidade é coletivo. Ninguém é feliz sozinho, como muitos (inclusive dentro das igrejas) acreditam. Alguns (alguns?) do povo de Israel acreditaram que foi benção do Eterno, que os gibeonitas fossem reduzidos à servidão. Para não serem destruídos os gibeonitas se sujeitaram a se tornar tiradores de água e rachadores de lenha (Js.9). Eles (os israelitas) tinham agora quem fizesse otrabalho pesado. Em Juízes 1 e 2, as escrituras dizem que os israelitas não expulsaram os habitantes de Canaã, mas estes se tornaram tributários a Israel. Isto é, os cananeus começaram a PAGAR para poderem habitar em Canaã.

Os Israelitas ganharam “a vida que pediram a D´us”: tinha quem lhe desse dinheiroe comida, e tinham quem lhes fizesse o serviço pesado... contudo, essa vida de "ócio e diversão" (pão e circo ou sombra e água fresca) foi a ruína de Israel. Quanto a nós! o que queremos de nossas vidas? Pensamos da mesma forma? E no serviço do evangelho que fazemos? Terceirizamos como os Israelitas?. Na verdade somos todos desde nossa infância acostumada a sermos carregados no colo ou nos escondermos debaixo das saias da mãe quando a coisa aperta, este costume se perpetua na vida daquele que buscando fugir de suas responsabilidades se esconde atrás de outro ser humano desprovido de recursos. Isto me faz lembrar desta política e seus meios de propaganda que de modo cruel e indigno recrutou milhares de indivíduos para serem verdadeiras mulas teatrais que expostos a sol e chuva trocaram suas dignidades por míseros trocados, enquanto seus patrões em seus luxuosos escritórios refrigerados maquinam de como não pagá-los.

O ser humano sempre buscará tirar proveito de tudo, chegaremos a pagar pelo ar que respiramos e isto não tarda de acontecer, enquanto terceirizarmos nossas obrigações para com aquele que nos chamou, estamos fadados a não compreender o verdadeiro chamado ao qual fomos escolhidos afazer, cada um de nós tem deveres a cumprir e estes se mostram diante de nós a cada momento, mas fechamos os olhos e retraímos as mãos, baixamos a cabeça e damos as costas, quando o momento real de ajudar alguém chega negamos a ajuda, falei das bolas trocadas no post passado e volto a tocar neste assunto, pois elas continuam trocadas, negamos os fatos verdadeiros para nos apoiarmos nos fatos duvidosos, preferimos fazer o bem nos certificando sempre que existam testemunhas, não ofertamos! Pelo contrário damos migalhas, e quando ofertamos algo que tenha um valor significativo já contamos em receber com juros ecorreções advindas do Eterno tomando-o ou igualando-o aos banqueiros aos quais depositamos muito mais confiança, perdemos nosso precioso tempo com coisas que não surtirão nem a longo, médio ou curto prazo algo que realmente some para um melhor caráter ou conhecimento, sendo que o conhecimento atual se baseia 70% em torno do esporte e entretenimento, perguntar para alguém ”O que desencadeou a revolução francesa?” seria esperar de mais por uma resposta coerente, mas perguntar sobre o final do campeonato e suas tabelas ou até mesmo sobre oúltimo capítulo da novela teríamos respostas na ponta da língua e com detalhes.

A máquina chamada mídia do entretenimento, leva a servidão os indivíduos que nela buscam o CIRCO, sempre buscando trazer mais e mais entretenimento que emburreça mais e mais seus adeptos e consumidores, ultimamente o que vemos é uma enxurrada de programações e eventos que desconstrói todo e qualquer tipo de inteligência adquirida ao longo do tempo, poderia falar do fracasso do ENEM como exemplo desta desconstrução mais isto me enjoaria, falarei em outra oportunidade.

O que temos de fazer é simplesmente sair do sofá desligar a TV e olhar pela janela procurando as brechas preparadas para serrem tapadas por cada um de nós, elas se encontram fora de nossa visão de conforto aguardando de nós um posicionamento e atitude.

Temos que dispensar o PÃO E CIRCO trocando-os pelo REPARTIR E TRABALHAR, só assim teremos algo a apresentar para aquele que nos separou para o serviço de propagação das boas novas.

O mundo te quer sentado o PAI te quer de pé, fiquem na paz e me perdoem se magoei ou fui duro com alguém, sou falho e cheio de defeitos, busco não a perfeição, mas o perdão diário de meus pecados.

De seu irmão e servo Django

1 comentários:

Anônimo 26 de janeiro de 2011 às 17:22  

Django,acho que deves conhecer o trabalho que o Olavo de Carvalho tem feito ja a muito tempo e eu só recentemente pude ter contato.Fica ai a dica de pesquisa caso você não tenha ciência ainda dele.
O pão e circo basicamente elegeu a primeira presidenta do Brasil e assim continuara.è um jogo baixo que mais dia menos dia dará conta disso tudo,as pessoas irão sofrer muito ainda depois que o verdadeiro propósito estiver concluido,o comunismo que nada mais é do que a Nova Ordem Mundial.

Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo

xapacera2010

Postar um comentário

Mensagens

Sobre este blog

Total de visualizações de página

Podem copiar, mas mantenham os créditos e divulguem o blog. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
Simples

Pesquisar este blog